0
Por
na categoria Grupo Guia
postado

O que é – Grupo Guia

O Grupo Guia é um espaço destinado para o autor ou autora de violência doméstica e familiar contra a mulher e tem como objetivo promover orientação e reflexão sobre as questões relacionadas ao delito que ocasionou sua prisão.
O(a) autor(a) de violência é toda pessoa, independente do sexo, que exercite certo poder sobre a mulher com quem mantém relacionamento afetivo, doméstico ou familiar, tornando-a assim, incapaz de defender-se.
A participação nos grupos é determinada após análise do Juiz em duas situações:
1) Como uma das medidas cautelares substitutivas da prisão, para os(as) autores(as) de violência que foram detidos (as) em flagrante.
2) Quando há o descumprimento de ordem judicial (no caso de medidas protetivas da Lei Maria da Penha) acarretando a prisão preventiva, poderá ser concedida a liberdade provisória ao sujeito e, como condição, a determinação de que ele(a) participe do grupo.

0
Por
na categoria Grupo Guia
postado

Por que? – Grupo Guia

Em decorrência de alguns indivíduos não conseguirem lidar com sua agressividade, o fenômeno da violência doméstica se tornou um dos problemas mais graves que atinge a sociedade.
Sabendo-se que este fenômeno pode ocorrer em todos os lares, independentemente de suas características sócio-econômicas, são necessárias abordagens técnicas especializadas objetivando promover um espaço de orientação e reflexão para os(as) autores(as) desse tipo violência.
O Grupo Guia, especificamente, pretende promover o autoconhecimento e sensibilizar os(as) participantes para a temática da agressão/violência. Também procura demonstrar o impacto de fatores externos (álcool, drogas, desemprego, entre outros) na vida cotidiana do indivíduo, propiciando reflexão a respeito dos papéis familiares e relação de gênero.

0
Por
na categoria Grupo Guia
postado

Como é feito – Grupo Guia

O grupo é composto de quatro módulos, distribuídos em quatro encontros, sempre ocorrendo uma vez por semana, às quartas-feiras. Com início às 14 h, à exceção do primeiro encontro que inicia às 13h30 min, as reuniões se estendem até, no máximo, às 16h.
Cada módulo é dirigido para um tema específico e independente: 1) Autoconhecimento; 2) Agressividade X Violência; 3) Fatores externos e violência; 4) Papéis Familiares e de Gênero.
O trabalho é realizado e supervisionado pela equipe do SEPAVI, a qual se utiliza de dinâmicas de grupo, apresentações de filmes e debates como instrumentos.
A configuração do grupo é do tipo aberta, ou seja, os módulos são independentes e não precisam obedecer nenhuma sequência. Portanto, para o encerramento da participação de cada indivíduo, basta a conclusão dos ciclos referentes aos quatro temas citados, podendo o ingresso se dar em qualquer um deles.
Dessa forma, o ingresso no grupo é garantido da forma mais rápida possível, não sendo necessário se aguardar o início de novo ciclo de encontros e propiciando, assim, abordagem imediata ao fato que ensejou o seu encarceramento.
As atividades desenvolvidas são de caráter sigiloso, obedecendo as normas profissionais e éticas próprias dos profissionais de Psicologia. O grupo foi formado para propiciar aos indivíduos acusados da prática de violência um espaço de reflexão, privado e independente do procedimento criminal. Assim, o que é verbalizado nas atividades não é de forma alguma levada ao conhecimento do magistrado e menos ainda informada no processo, onde apenas se atesta a sua presença nos encontros e a conclusão do ciclo.
No primeiro encontro de cada participante, a meia hora que precede o início do módulo é usada para apresentação do ‘Termo de Adesão do Grupo’, onde são fornecidas as normas para o bom desenvolvimento e aproveitamento das atividades. Também são fornecidas explicações gerais sobre os objetivos das atividades propostas. Posteriormente é preenchido o Termo de Adesão (clique aqui para acessar o documento) juntamente com as fichas de Frequência (clique aqui para visualizar). Os estagiários, que acompanham a Psicóloga gestora do Grupo Guia, realizam avalição individual de cada participante, o que possibilita, ao término dos quatro encontros, mensurar a evolução de cada um.

0
Por
na categoria Grupo Guia
postado

Resultados – Grupo Guia

No decorrer dos 04 (quatro) anos de funcionamento do Grupo Guia, efetivamente concluíram os quatro módulos propostos 84 autores de violência doméstica, todos do sexo masculino. Distribuídos anualmente da seguinte forma:
• 2010 – 22 indivíduos concluíram;
• 2011 – 10 indivíduos concluíram;
• 2012 – 37 indivíduos concluíram;
• 2013 – 24 indivíduos concluíram até junho.

página 1 de 2

Digite o que procura e aperte a tecla Enter para pesquisar