Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão tem agenda cheia para o primeiro semestre de 2015

 na categoria Noticias gerais

O Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, coordenado pela desembargadora Joeci Machado Camargo, já teve cinco edições somente no começo deste ano, em Pinhais, Piraquara, Jandaia do Sul, Sarandi e Bela Vista do Paraíso. Para o primeiro semestre de 2015 ainda estão confirmadas mais 13 edições do programa de responsabilidade social do Tribunal de Justiça em diversas comarcas do estado. O JB conta com o apoio institucional da AMAPAR. No último ano, a Associação colocou à disposição do projeto veículo da AMAPAR, bem como disponibilizou acomodações para os voluntários, nas subsedes da instituição durante eventos do Justiça no Bairro.

A agenda lotada do JB, deve-se ao incansável trabalho da desembargadora e de sua equipe de voluntários, que atendem mais de 90 mil pessoas por ano, em parceria com instituições públicas e privadas. A desembargadora Joeci ressalta ainda que a Corregedoria do Tribunal de Justiça tem atuado lado a lado com o Programa.

Os cidadãos que procuram o Justiça no Bairro têm acesso gratuito a informações e serviços jurídicos. “A prioridade é atender a demanda reprimida de pessoas vulneráveis social e economicamente”, afirma a desembargadora e complementa: “O resultado é efetivo. Pessoas que nunca tiveram acesso à Justiça hoje têm, graças a essa conjugação de esforços”.

Eventos – Na primeira edição do ano de 2015 do Justiça no Bairro em Pinhais foram feitos mais de 3 mil atendimentos. No local os serviços de divórcio, alimentos, guarda, confecção de documentos de identificação, CPF, entre outros estavam disponíveis à população. Já em Piraquara, região Metropolitana de Curitiba, foram concluídos 51 processos da demanda reprimida, inclusive interdição e 35 litigiosos. Também foram realizadas inscrições para o casamento coletivo e coletas para perícias de DNA.

Por sua vez, em Jandaia do Sul, o JB realizou perícias de interdição, previdenciárias, DPVAT, incidentes de insanidade e DNA, totalizou 187 audiências e mais de 2 mil atendimentos. Em Sarandi, o Programa Justiça no Bairro em parceria com o Sistema Fecomércio, realizou cerca de 309 audiências e mais de 3 atendimentos só na atividade jurídica e jurisdicional. Ao todo foram prestados mais de 9 mil atendimentos.

Centro de Atendimento e Conciliação – Os voluntários do Justiça no Bairro, atendem de segunda à sexta-feira, das 12h às 19h na antiga Vara da Família, Av. Cândido de Abreu, 830 – Centro Cívico. O Centro de Conciliação, além de realizar o atendimento da demanda reprimida e causas voltadas ao Direito de Família, realiza perícias pertinentes aos feitos em trâmite nas Varas Cíveis, em virtude da parceria com o Exército Brasileiros e médicos voluntários.

A desembargadora Joeci ressalta ainda que o Centro de Atendimento e Conciliação do Programa Justiça no Bairro, está à disposição dos magistrados. Basta um simples pedido do juiz para que o funcionário oriente a serventia como fazer a pauta, bem como após contato com os peritos designe data para as audiências. Diante da necessidade as audiências poderão ser marcadas até mesmo no final de semana, possibilitando um maior número de atendimentos.

Parcerias – O Justiça no Bairro é fruto de parceria entre o Poder Judiciário do Paraná, Sistema Fecomércio – Sesc/Cidadão, Prefeitura Municipal, COPEL, ICI, Exército Brasileiro, Instituto de Identificação, universidades e faculdades, Cartório de Registro Civil, Laboratório DNALAB.

Postagens Recentes

Deixar um comentário

Digite o que procura e aperte a tecla Enter para pesquisar